– Para conferir o nível de óleo lubrificante no cárter do motor é necessário posicionar o trator em um terreno plano, desligar o motor por dez minutos e inserir no cárter a vareta que indica os níveis mínimo e máximo.
– Para substituir filtros descartáveis, verifique se o indicador acusa alguma restrição e não retire a peça a não ser para a troca, pois você pode acabar danificando a vedação.
– A lastragem (aumento ou diminuição do peso do trator) influencia diretamente no seu desempenho. Uma maneira simples de descobrir se a lastragem está correta é observando os rastros deixados no solo, ou seja, calculando peso (kg) por potência (cv).
– Já o avanço cinemático do trator tem o intuito de corrigir a diferença de diâmetro entre as rodas dianteiras e traseiras. Uma maneira prática de calcular o avanço cinemático é medir, em um solo firme, cinco voltas completas das rodas dianteira e traseira, com a tração ligada e, após, com ela desligada.
– Na tração de implementos, a patinagem serve como um escape em caso de esforço excessivo. Para calcular a patinagem na sua propriedade, marque uma distância de 50 metros, e conte o número de voltas com o trator com e sem a carga de implementos.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/