Instrumento de trabalho essencial em qualquer tipo de lavoura e em todos os tipos de cultura, o trator, como qualquer equipamento, precisa de uma atenção especial para continuar cumprindo as suas funções com eficiência.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a importância de fazer a manutenção de seu trator, e como você pode fazer isso com sucesso.
Tipos de manutenção
O principal objetivo de realizar a manutenção constante de seu trator é garantir o seu perfeito funcionamento e, consequentemente, aumentar a qualidade da produção e evitar que sejam feitos novos investimentos em máquinas.
A manutenção costuma ser dividida entre preventiva e corretiva, porém, é possível encontrar uma terceira opção, a preditiva.
1. Preventiva: consiste em verificar os veículos antes mesmo que eles apresentem alguma falha. O impacto desse tipo de manutenção é no orçamento. Um possível problema detectado antes de se tornar consistente pode representar uma grande economia na hora de realizar o conserto;
2. Corretiva: trata-se de realizar o conserto dos problemas quando aparecem. A grande dificuldade desse tipo de manutenção é que ela reduz a vida útil do equipamento, já que a demora em resolver o problema pode agravá-lo e, ainda, pode fazer com que o trabalho do produtor seja interrompido repentinamente, prejudicando a produtividade;
3. Preditiva: baseia-se no histórico de determinadas marcas de tratores, levando em conta o seu desempenho e as informações do fabricante. A partir dos dados levantados, o produtor pode focar-se na manutenção dos componentes daquela marca que apresentem, historicamente, alguma falha.
A manutenção de cada marca
Cada marca de trator possui instruções específicas para a manutenção de seus equipamentos. Algumas delas já indicam o número de horas para a próxima manutenção no painel de instrumentos.
A capacidade de tração do trator é distinta em diferentes máquinas, portanto, ao verificar se o funcionamento está correto, é importante levar em conta o modelo da máquina (por exemplo, a distribuição de peso deve estar situada entre 35% a 40% no eixo dianteiro de tratores 4×2 TDA).
Ainda, em tratores cabinados existe o condensador do ar condicionado, que deve ser higienizado, o que não é necessário em máquinas mais simples.
Para não cometer erros na hora de realizar a manutenção de cada modelo específico, é necessário obedecer aos períodos e recomendações estipuladas pelo fabricante.
Dicas simples para identificar alguns problemas
– Para conferir o nível de óleo lubrificante no cárter do motor é necessário posicionar o trator em um terreno plano, desligar o motor por dez minutos e inserir no cárter a vareta que indica os níveis mínimo e máximo.
– Para substituir filtros descartáveis, verifique se o indicador acusa alguma restrição e não retire a peça a não ser para a troca, pois você pode acabar danificando a vedação.
– A lastragem (aumento ou diminuição do peso do trator) influencia diretamente no seu desempenho. Uma maneira simples de descobrir se a lastragem está correta é observando os rastros deixados no solo, ou seja, calculando peso (kg) por potência (cv).
– Já o avanço cinemático do trator tem o intuito de corrigir a diferença de diâmetro entre as rodas dianteiras e traseiras. Uma maneira prática de calcular o avanço cinemático é medir, em um solo firme, cinco voltas completas das rodas dianteira e traseira, com a tração ligada e, após, com ela desligada.
– Na tração de implementos, a patinagem serve como um escape em caso de esforço excessivo. Para calcular a patinagem na sua propriedade, marque uma distância de 50 metros, e conte o número de voltas com o trator com e sem a carga de implementos.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/